Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Bolsistas do IFSP realizaram atividades sobre ciência e história na Escola Frúgoli

Publicado: Segunda, 02 de Mai de 2016, 19h50 | Última atualização em Segunda, 02 de Mai de 2016, 19h50

Na tarde do dia 28 de abril de 2016, uma quinta-feira, sete estudantes do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estiveram presentes na Escola Estadual Professora Maria José da Penha Frúgoli, localizada no município de São Sebastião, onde realizaram diversas atividades educacionais de extensão universitária acerca de temas científicos e históricos. Eles estavam acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta as suas atividades de extensão, pesquisa e ensino. Estas ações foram realizadas por bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (Josiene Vieira Nascimento Dourado, Aline da Silva de Oliveira, Brenda da Rocha, André Luiz Oliveira dos Santos Junior e Adilson Alves de Oliveira Junior) e contou com o apoio de bolsistas de pesquisa dos projetos de iniciação científica “Ensino de Cosmologia e Astronomia por meio de recursos audiovisuais e de telescópios” (João Pereira Neto) e “O uso de softwares como ferramentas auxiliares para o ensino de astronomia” (Rafael Brock Domingos). Todos os estudantes que estiveram presentes na Escola Frúgoli são orientados pelo professor Ricardo Plaza, recebem bolsas do IFSP para a realização destas atividades e estudam em diferentes cursos do IFSP-Caraguatatuba, tais como Licenciatura em Matemática e Técnico em Edificações.

Bolsistas do IFSP e professores Ricardo Plaza, Osmar e LeniraBolsistas do IFSP e professores Ricardo Plaza, Osmar e Lenira

O primeiro contato para a organização desta tarde de atividades ocorreu quando a professora Rosmari Wieczorek, que leciona disciplinas como Física e Matemática na Escola Frúgoli, entrou em contato com o professor Ricardo Plaza, relatando que a sua escola teria interesse em receber novamente a equipe de bolsistas do IFSP para a realização de atividades educacionais, assim como já tinha acontecido nos anos de 2014 e 2015.

Encontro prévio entre professores da Escola Frúgoli e bolsistas do IFSPEncontro prévio entre professores da Escola Frúgoli e bolsistas do IFSP

A organização desta visita aconteceu previamente, cerca de um mês antes, quando em 22 de março de 2016, o professor Ricardo Plaza e alguns estudantes do IFSP estiveram presentes durante a reunião dos professores da Escola Frúgoli para explicar a eles as características das atividades que seriam realizadas, bem como as necessidades para a realização destas atividades em termos de espaços físicos, equipamentos e apoio dos docentes e servidores da Escola. Durante a reunião, estiveram presentes também, a diretora Lenira F. G. Redondaro e o coordenador pedagógico Osmar Ramos da Silva que se empenharam também na realização destas atividades.

Professores Ricardo Plaza, Rosmari e LeniraProfessores Ricardo Plaza, Rosmari e Lenira

As atividades ocorreram entre 13:00 e 18:20 e envolveram estudantes de diferentes turmas de Ensino Médio do período vespertino da Escola Frúgoli.

Na sala de aula com equipamentos audiovisuais da escola, foram realizadas duas sessões de cinedebates para diferentes turmas (uma antes do intervalo e outra após o intervalo) com a exibição do filme de animação “Uma história de amor e de fúria” e o posterior debate acerca dos temas tratados nele. Esta animação foi produzida no Brasil e lançada em 2013. Ela aborda uma história ficcional de um casal que vive, morre e renasce em diferentes momentos dos séculos de história do Brasil, sempre lutando contra alguma opressão, desde a luta dos indígenas contra a invasão de portugueses após o descobrimento, passando pela Balaiada (revolta ocorrida no Maranhão em meados do século XIX, contra o Império e o poder dos grandes fazendeiros) até a luta contra a ditadura militar que vigorou no Brasil a partir do golpe de 1964. No seu final é abordado o ano de 2096, quando em um futuro distópico, o sistema de distribuição de água para a população foi totalmente privatizado - de modo que o acesso à água potável é controlado por poucas pessoas muito ricas e poderosas – e um grupo guerrilheiro denominado “Comando Água Para Todos” luta contra esta situação de desigualdade e extrema injustiça social. As duas sessões de cinedebates aconteceram com a colaboração dos extensionistas Adilson e Brenda.

Público presente ao primeiro cinedebatePúblico presente ao primeiro cinedebate

Em outra sala, os bolsistas Rafael e André apresentaram as suas palestras intituladas, respectivamente, “Uma breve história sobre a Astronomia” e “Astrobiologia”, com o objetivo de aprofundar discussões a respeito de diversos temas contemporâneos de Astronomia, tais como a determinação das posições dos planetas, estrelas e constelações no céu (a partir do software Stellarium) e o estudo científico das possibilidades de existência de vida fora da Terra.

Rafael e André em suas palestrasRafael e André em suas palestras

No espaço da biblioteca da escola, o bolsista de iniciação científica João apresentou a sua palestra sobre gravidade, procurando – pela apresentação de cenas de documentários ou de vídeos didáticos de animação – despertar nos jovens presentes o interesse por temas associados à Cosmologia e à Astrofísica contemporâneas.

João apresenta sua palestra sobre gravidadeJoão apresenta sua palestra sobre gravidade

Finalmente uma sala de aula regular foi dividida em dois espaços diferentes para demonstração de experimentos de Física e para manipulação de materiais didáticos de Matemática.

Em um lado desta sala, a extensionista Aline Oliveira montou equipamentos referentes a inúmeras experiências diferentes de física, com o intuito de realizar demonstrações experimentais científicas a respeito de diferentes temas tais como empuxo, magnetismo, conservação de energia, propagação e produção de luz a partir de descargas elétricas.

Aline apresenta o levitador magnético e a bola de plasma aos alunosAline apresenta o levitador magnético e a bola de plasma aos alunos

No outro lado desta sala, a extensionista Josiene dispôs uma série de jogos associados a diferentes áreas da Matemática (geometria, lógica, etc.) que foram apresentados aos alunos de modo a desafiá-los e mostrar que existe uma Matemática em certo sentido mais lúdica e também mais concreta.

Josiene apresenta os jogos matemáticos aos alunosJosiene apresenta os jogos matemáticos aos alunos

Pelos depoimentos de diversos alunos de ensino médio da escola, estas atividades de fato colaboraram para despertar o interesse deles por assuntos científicos e históricos. Os bolsistas do IFSP-Caraguatatuba envolvidos nesta atividade agradecem muito o empenho da professora Rosmari que se envolveu intensamente e procurou criar as melhores condições possíveis para o sucesso destas atividades educacionais. Agradecem também a inspetora Adriana Rocha que colaborou muito, durante esta tarde de atividades, para que tudo ocorresse corretamente.

Este rol de atividades educacionais do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba está disponível e pode ser propiciado para a comunidade externa à instituição, em particular para instituições de ensino. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de atividades deste tipo devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP-Caraguatatuba ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página