Início > Antigas > Bolsistas do IFSP realizam observações astronômicas do céu noturno com telescópio

Publicado: Quarta, 20 de Abril de 2016, 22h31 | Última atualização em Quarta, 20 de Abril de 2016, 22h31

Durante a noite do dia 18 de abril de 2016, segunda-feira, quatro bolsistas orientados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), realizaram observações astronômicas do céu noturno, usando para isto um telescópio existente no próprio IFSP-Caraguatatuba. As observações foram realizadas após as 21:00 pelos bolsistas André Luiz Oliveira dos Santos Junior e Brenda da Rocha do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” e pelos bolsistas João Pereira Neto e Rafael Brock Domingos que respectivamente desenvolvem os projetos de pesquisa de iniciação científica intitulados “Ensino de cosmologia e astronomia por meio de recursos audiovisuais e de telescópios” e “O uso de softwares como ferramentas auxiliares para o ensino de astronomia”. Os quatro bolsistas que organizaram esta observação do céu noturno são estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba. Estas atividades de observação foram abertas aos interessados presentes na ocasião.

Bolsistas e outras pessoas presentes junto ao telescópio do IFSP-CaraguatatubaBolsistas e outras pessoas presentes junto ao telescópio do IFSP-Caraguatatuba

O telescópio montado é do tipo refletor (usa espelhos curvos para formar a imagem) e tem 150 mm de diâmetro. Ele foi adquirido pelo IFSP-Caraguatatuba em 2015, a partir de verbas viabilizadas pela aprovação do projeto de extensão “Educação científica por meio de atividades experimentais e audiovisuais para alunos de escolas públicas do litoral norte de São Paulo”, de acordo com o edital número 990 do Programa Institucional de Apoio a Projetos de Extensão do IFSP, projeto este que também foi coordenado pelo professor Ricardo Plaza.

Telescópio montado para observar JúpiterTelescópio montado para observar Júpiter

O céu noturno do litoral norte de São Paulo, pelas suas características geográficas, apresenta constantemente nuvens que impedem a realização de observações astronômicas com telescópios, mas nesta noite de 18/04/2016, o céu noturno ficou limpo e sem nuvens e a equipe de bolsistas montou o telescópio no espaço aberto existente atrás do auditório do IFSP-Caraguatatuba que pelas suas especificidades tem se tornado bastante adequado para este tipo de atividade.

Bolsistas Brenda, Rafael e André junto ao telescópio do IFSPBolsistas Brenda, Rafael e André junto ao telescópio do IFSP

Durante esta noite foram observados três planetas com o telescópio refletor: Marte, Júpiter e Saturno. Em particular foi possível observar os anéis de Saturno e algumas das chamadas luas galileanas de Júpiter, pelo fato de estes satélites de Júpiter terem sido, pela primeira vez, observados pelo físico italiano Galileu Galilei. Além disso, foi possível observar a Lua terrestre com o telescópio, com suas crateras e seu relevo aparecendo de modo nítido.

Estas são atividades educacionais que o programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba propicia para as comunidades externa e interna à instituição.