Início > Antigas > Aula Magna ocorreu durante as atividades da primeira semana da Licenciatura em Física

Publicado: Terça, 21 de Fevereiro de 2017, 06h24 | Última atualização em Terça, 21 de Fevereiro de 2017, 06h24

Em 17 de fevereiro de 2017, sexta-feira, a partir das 19h15, a Profa. Ma. Flávia Polati Ferreira ministrou a Aula Magna intitulada “A importância da história e da filosofia da ciência na formação de professores de Física: o exemplo das teorias gravitacionais”, no auditório do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Esta Aula Magna encerrou as atividades realizadas durante a primeira semana de aulas do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba que se iniciou em fevereiro de 2017.

Professora Flávia durante sua Aula MagnaProfessora Flávia durante sua Aula Magna

Durante esta Aula Magna, a professora Flávia procurou refletir sobre porque e como levar a História e a Filosofia da Ciência para as aulas de Física. Ela salientou que a inserção da História e Filosofia da Ciência pode ser uma das alternativas para atrair mais estudantes para se interessarem pelas ciências, o que é fundamental para superar os altos índices de analfabetismo em ciências e a evasão de estudantes de cursos científicos.

Professores Ricardo, Alex, Flávia, Jurandi, Tiago e ReginaProfessores Ricardo, Alex, Flávia, Jurandi, Tiago e Regina

Foi discutido também que o trabalho com História e Filosofia da Ciência permite humanizar as ciências, apresentando-as como parte do capital cultural humano, algo que vai além de uma visão apenas utilitarista do conhecimento científico.

Professora Flávia explica a importância da História e da Filosofia da Ciência nas aulas de FísicaProfessora Flávia explica a importância da História e da Filosofia da Ciência nas aulas de Física

Estiveram presentes a esta aula magna, além dos estudantes da Licenciatura em Física, estudantes dos cursos de Licenciatura em Matemática e de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, bem como diversos professores de diferentes áreas do IFSP-Caraguatatuba, alunos de outros cursos e membros da comunidade externa à instituição. A professora Flávia é Mestra em Ensino de Ciências com ênfase em Física pela Universidade de São Paulo (USP) e atualmente realiza suas pesquisas de Doutorado em Ensino de Ciências com ênfase em Física também pela USP.

Professora Flávia com professores e estudantes do curso de Licenciatura em FísicaProfessora Flávia com professores e estudantes do curso de Licenciatura em Física

Após o final da Aula Magna, diversos dos presentes se reuniram no pátio existente atrás do auditório, onde foi montado o telescópio refletor do IFSP para a realização de observações astronômicas do céu noturno.

Observação do céu noturno com telescópioObservação do céu noturno com telescópio

A recepção aos novos alunos da primeira turma do curso de Licenciatura em Física ocorreu em 13 de fevereiro de 2017, segunda-feira, durante o primeiro dia de aula. Nesta noite, após a apresentação da instituição que ocorreu no auditório para todos os estudantes das turmas novas dos cursos superiores do período noturno, os estudantes de Licenciatura em Física foram recepcionados em uma sala específica pelos professores do IFSP-Caraguatatuba com alguns “comes e bebes”.

Professores presentes nas atividades de apresentação do curso de Licenciatura em FísicaProfessores presentes nas atividades de apresentação do curso de Licenciatura em Física

Em seguida, os diversos professores do IFSP presentes se apresentaram aos estudantes e o coordenador do curso de Licenciatura em Física, Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, expôs as principais informações concernentes ao curso.

Estudantes de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba durante as atividades de recepçãoEstudantes de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba durante as atividades de recepção

O PPC (Projeto Pedagógico de Curso) e a estrutura curricular da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba encontram-se disponíveis para serem consultados no site da instituição, no link: <http://www.ifspcaraguatatuba.edu.br/cursos-superiores/licenciatura-em-fisica/>.

Professores de física do IFSP-Caraguatatuba: Tiago, Jurandi, Alex e RicardoProfessores de física do IFSP-Caraguatatuba: Tiago, Jurandi, Alex e Ricardo

Atividades de ensino e extensão como esta aula magna são regularmente realizadas pelo grupo de professores do IFSP-Caraguatatuba, com o objetivo de divulgar e popularizar o conhecimento científico. As opiniões e os pontos de vista manifestados nas atividades descritas neste texto não necessariamente refletem a posição institucional do IFSP e são de inteira responsabilidade das pessoas que manifestaram tais opiniões e pontos de vista.