Aula Magna do curso de Licenciatura em Física

Publicado: Sexta, 10 de Fevereiro de 2017, 06h48 | Última atualização em Sexta, 10 de Fevereiro de 2017, 06h48

Convite: Toda a comunidade do litoral norte paulista está convidada para assistir a Aula Magna que ocorrerá na semana inicial de aula da primeira turma do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus Caraguatatuba.

Título da Aula Magna: "A importância da história e da filosofia da ciência na formação de professores de Física: o exemplo das teorias gravitacionais".

Palestrista: Profa. Ma. Flávia Polati Ferreira.

Local: Auditório do IFSP-Caraguatatuba (Avenida Bahia, 1739 - Indaiá – Caraguatatuba).

Dia: 17/02/2017 (sexta-feira).

Horário: 19h15.

Conteúdo: Nas últimas décadas do século XX, inúmeros pesquisadores da área de "Ensino de Ciências" apresentaram diversos argumentos acerca da importância do ensino de elementos da história e da filosofia da ciência junto aos conceitos de ciências. Atualmente, pode se dizer que há um consenso entre grande parte dos pesquisadores dessa área sobre o papel positivo que a inserção de elementos mais humanísticos pode desempenhar tanto no aprendizado dos conteúdos científicos quanto na visão de ciência que os estudantes constroem ao longo de suas vidas escolares. Entretanto, a inserção desses elementos nas aulas de Física perpassa por inúmeros obstáculos, que vão desde a rigidez dos currículos escolares, até a formação de professores preparados para ensinar tais elementos. Serão resgatados alguns argumentos apresentados por pesquisadores em Ensino de Ciências que reforçam a importância de inserir aspectos da história e da filosofia da ciência nas aulas de Física do ensino médio e, consequentemente, na formação inicial de professores - durante o curso de Licenciatura em Física. Reconhecendo tal importância, será apresentado um exemplo, a partir da reflexão acerca das teorias gravitacionais que encontramos ao longo da história da humanidade, de como a história e a filosofia da ciência pode ser abordada como parte intrínseca dos conceitos científicos trabalhados no curso de Licenciatura em Física. Isto poderá contribuir para que estudantes e professores da Licenciatura em Física construam um olhar mais humanístico para a Ciência, vislumbrando a Física além das fórmulas, reconhecendo esta ciência como uma produção humana e cultural.

Minicurrículo da palestrista: Possui graduação em Licenciatura em Ciências Exatas, com habilitação plena em Física, pela Universidade de São Paulo (2010) e Mestrado em Ensino de Ciências, com ênfase em Física, pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP (2013). Atualmente realiza Doutorado em Ensino de Ciências, com ênfase em Física, no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP (início 2014). Tem experiência em Ensino de Ciências para o ensino Fundamental e em Ensino de Física para o ensino médio, atuando principalmente junto aos conteúdos de Astronomia. Elaborou e ministrou cursos de extensão para formação continuada de professores de Ciências e Física do Estado de São Paulo, junto a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, entre 2011 e 2016. Tem atuado junto aos cursos de Licenciatura em Física e na pesquisa em Ensino de Física, com os seguintes subtemas: ensino de astronomia, pedagogia de Paulo Freire, formação de professores e inserção de episódios da história e da filosofia da astronomia na formação de professores.

Professor responsável por esta atividade: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba).

Observação: Esta atividade é gratuita, aberta a todos os interessados e com objetivos educacionais. Não é necessário fazer inscrição prévia, basta comparecer no auditório do IFSP-Caraguatatuba no horário de início da atividade.