Alunos do IFSP conhecem projeto de horta de Escola Municipal de Caraguatatuba

Publicado: Segunda, 01 de Setembro de 2014, 14h14 | Última atualização em Segunda, 01 de Setembro de 2014, 14h14

No dia 26 de agosto de 2014, alunos do curso de Licenciatura em Matemática do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) visitaram e conheceram o projeto de horta da Escola Municipal (CIEFI) Profa. Edna Maria Nogueira Ferraz, localizada no bairro Jaraguá, no município de Caraguatatuba.

Gilberto Helton e Ricardo na horta da escola professora EdnaGilberto Helton e Ricardo na horta da escola professora Edna

Este projeto de horta é desenvolvido pelos alunos do professor Elton Carlos Eller Pedrozo que leciona matemática para turmas de sexto e sétimo anos do ensino fundamental. O professor Elton está realizando um mestrado em ciências ambientais e coordena um projeto de cunho interdisciplinar em torno da elaboração de uma horta na sua escola. A partir do envolvimento com o projeto, os seus alunos estão simultaneamente desenvolvendo uma consciência ambiental e aprendendo diversos conceitos científicos. Eles estão aprendendo a trabalhar com compostagem, pesquisando a respeito da acidez dos solos, conhecendo mudas de frutas cítricas (laranja, mexerica, limão) e estudando a ciência existente nos fenômenos observados.

Alunos do IFSP-Caraguatatuba com o professor Ricardo no pátio da escola professora EdnaAlunos do IFSP-Caraguatatuba com o professor Ricardo no pátio da escola professora Edna

Todos os alunos presentes do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba estão desenvolvendo projetos de pesquisa, ensino e extensão financiados com verbas do governo federal. João Pereira Neto têm bolsa PIBIC (CNPq), enquanto Adriana de Andrade, Thays Garakis Poggi Pollini e Cintia Ribeiro de Jesus têm bolsas de extensão (IFSP-Caraguatatuba). O aluno Gilberto Ribeiro Rafael têm bolsa de iniciação à docência PIBID (CAPES) e atua colaborando com o trabalho do professor Elton, o supervisor das atividades do programa PIBID nesta escola.

Professor Elton e seus alunos da escola professora EdnaProfessor Elton e seus alunos da escola professora Edna

Os estudantes do curso de Licenciatura em Matemática presentes com bolsas de extensão fazem parte de um projeto de extensão envolvendo educação científica e educação ambiental coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba); eles visitaram a escola com o objetivo de conhecer melhor este tipo de projeto educacional interdisciplinar. Dentre os vários tipos de vegetais cultivados nesta horta estão: alface crespa, alface americana, tomate, couve manteiga, salsa, cenoura, rúcula e coentro. O encanto e a dedicação dos alunos pelo trabalho liderado pelo professor Elton são uma evidência de que educação científica e educação ambiental podem se complementar por meio de práticas pedagógicas que desenvolvam a consciência e a responsabilidade dos alunos, formando cidadãos participativos que possam cooperar de fato com sua comunidade.

Texto escrito com a colaboração do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira