Início > Antigas > Alunos do curso técnico em Edificações concluem módulo de instalações de água fria

Publicado: Segunda, 02 de Mai de 2016, 19h09 | Última atualização em Segunda, 02 de Mai de 2016, 19h09

No dia 28 de abril, os alunos do 3º módulo do curso técnico em Edificações concluíram a etapa “instalações de água fria” da disciplina Práticas de Construção Civil 3. Nesta disciplina, os professores Valter Mendonça e Samir Fagury, auxiliados pela técnica de Laboratório Julia Barale, desenvolvem junto aos alunos do módulo competências no âmbito das instalações de água fria.

Alunos do 3º módulo do curso Técnico em EdificaçõesAlunos do 3º módulo do curso Técnico em Edificações

Esta disciplina apresenta seu conteúdo programático voltado às instalações prediais, sendo apresentados tópicos sobre instalações de água fria, esgoto, águas pluviais, esquadrias, além de instalações elétricas.

Nesta etapa, de execução de instalações de água fria, os alunos trazem os conhecimentos adquiridos com as disciplinas teóricas sobre instalações domiciliares do curso, e aliando à prática, projetam e executam as instalações de água fria de uma unidade habitacional.

Durante as aulas os professores criam um cenário real de necessidades de uma família com relação ao uso da água, com a demanda para pias de cozinha, banheiros e lavanderias.

O desafio é que o sistema projetado e executado pelos alunos funcione de tal modo que todos os pontos sejam abastecidos com uma vazão adequada. Com o êxito nas atividades os alunos avançam para o próximo módulo na disciplina.

Segundo o prof. Valter Mendonça, é de suma importância que os profissionais técnicos em Edificações, sejam capazes de reconhecer eventuais problemas nos processos construtivos de instalações a serem executadas desde a fase de projeto até a fase de obras, assim é possível não só a redução dos custos de instalações como também desenvolvimento de novas tecnologias na construção civil.

Os alunos deste módulo apresentam comportamento proativo, com isso percebe-se que os conhecimentos ministrados pelos professores são fixados efetivamente, gerando uma aula mais proveitosa para todos. Complementa a Técnica de Laboratório Julia Barale.

O prof. Samir Fagury, finaliza dizendo que os alunos aprendem nesta disciplina não só as questões práticas, ligadas às instalações de água fria, mas também informações sobre o reuso de águas pluviais e sobre economia no consumo. Deixamos claro que a água é um recurso natural em risco de escassez e que eles, como técnicos em Edificações, têm a obrigação de disseminar a informação de que: “consumir água de forma responsável é vital para o meio ambiente” e claro para o nosso planeta.