Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > Antigas > Alunos do Curso Técnico em Aquicultura participam de aula prática na Praia da Cocanha, em Caraguá
Início do conteúdo da página

Alunos do Curso Técnico em Aquicultura participam de aula prática na Praia da Cocanha, em Caraguá

Publicado: Quarta, 25 de Setembro de 2013, 14h04 | Última atualização em Quarta, 25 de Setembro de 2013, 14h04

Treze alunos da segunda turma do Curso Técnico em Aquicultura, na modalidade de Ensino a Distância, do campus Caraguatatuba, acompanhados pela Profa. Shirley Pacheco de Souza, participaram, no sábado, dia 31 de agosto, de uma aula prática no cultivo de mexilhões da Associação dos Maricultores e Pescadores da Cocanha (MAPEC), em Caraguatatuba.

Corda de mexilhão sendo retirada do cultivoCorda de mexilhão sendo retirada do cultivo

Durante a aula prática, oferecida por um dos maricultores da MAPEC, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as técnicas de captação de sementes de mexilhão, que são engordados no próprio ambiente marinho, em estruturas conhecidas como “long-lines” (espinhéis). Os alunos participaram, também, do processo de colheita e semeadura de mexilhões, aprendendo as técnicas atualmente utilizadas pelos maricultores.

Segundo a professora Shirley Pacheco, um dos principais tópicos abordados durante a aula foi sobre a contaminação do cultivo pelo vazamento de óleo do terminal da Transpetro (TEBAR), ocorrido em abril deste ano. A contaminação causada pelo óleo inviabilizou a comercialização dos mexilhões produzidos neste ano e a captação de sementes para a engorda no próximo ano, causando prejuízos aos maricultores e suas famílias. Os alunos puderam observar ‘in situ’ os efeitos ambientais e socioeconômicos de um impacto ambiental dessa dimensão sobre a maricultura.

A aula foi muito produtiva e os alunos puderam aplicar, durante a aula prática, alguns dos conceitos aprendidos teoricamente sobre a criação de moluscos.

Texto: Professora Shirley Pacheco

Alunos acompanham a limpeza e classificação dos mexilhões por tamanho, para separação dos lotes de semeadura e de colheitaAlunos acompanham a limpeza e classificação dos mexilhões por tamanho, para separação dos lotes de semeadura e de colheita

registrado em:
Fim do conteúdo da página