Alunos do Curso Técnico de Aquicultura (EaD) visitam o CEBIMar em São Sebastião

Publicado: Terça, 24 de Novembro de 2015, 09h15 | Última atualização em Terça, 24 de Novembro de 2015, 09h15

Quinze alunos do primeiro semestre do curso Técnico em Aqüicultura (EaD) do IFSP Campus Caraguatatuba, participaram no dia 06 de outubro de uma aula prática no Centro de Biologia Marinha (CEBIMar) em São Sebastião, como parte da disciplina de Ecologia de Peixes e Ambientes Tropicais Marinhos, ministrada pela Profª e Oceanógrafa Shirley Pacheco de Souza.

O CEBIMar é um centro de pesquisas da Universidade de São Paulo, localizado na Praia do Cabelo Gordo em São Sebastião, em uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE). O centro realiza pesquisas na área de biologia e ecologia marinha, e conta com instalações e facilidade de acesso a diversos ambientes marinhos, podendo ser utilizado por docentes da USP e também de outras instituições de pesquisa.

Os alunos do IFSP foram recebidos e acompanhados pelo Biólogo e Educador Ambiental Luciano Abel, que explicou algumas das pesquisas em andamento no CEBIMar, além de introduzir noções importantes sobre os ecossistemas costeiros e sobre diversos organismos marinhos, dispostos em tanques de manipulação. Os alunos observaram amostras de plâncton da região nos estereomicroscópios, e nos tanques de manipulação puderam observar as interações que ocorrem entre os organismos marinhos, tais como a competição por espaço, o mutualismo, o comensalismo, além das adaptações que alguns animais sofrem para sobreviver às variações ambientais.

A aula transcorreu de forma totalmente informal e interativa, e foi muito bem avaliada pelos alunos.

Biólogo Luciano Abel do CEBIMar explicando a fisiologia dos pepinos-do-mar para os alunosBiólogo Luciano Abel do CEBIMar explicando a fisiologia dos pepinos-do-mar para os alunos