Alunos do Curso de Meio Ambiente realizam visita técnica ao INPE

Publicado: Segunda, 23 de Novembro de 2015, 08h12 | Última atualização em Segunda, 23 de Novembro de 2015, 08h12

Os alunos do segundo módulo do Curso Técnico em Meio Ambiente do IFSP Câmpus Caraguatatuba fizeram uma visita técnica ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) no dia 11 de novembro de 2015. A visita serviu para complementar o conhecimento adquirido na disciplina de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, ministrada pela professora Samara Salamene.

Durante a visita, os alunos conheceram o Laboratório de Integração e Testes (LIT) que foi projetado e construído para atender às necessidades do Programa Espacial Brasileiro. Além de desenvolver atividades no ramo espacial, o LIT possui uma infraestrutura com tecnologia avançada e precisa para qualificação e testes de produtos industriais que exijam alto grau de confiabilidade. Mais informações sobre o LIT podem ser encontradas na página http://www.lit.inpe.br.

visita_inpe_2visita_inpe_2

Ao chegarem no LIT, os alunos foram recepcionados pela Sra. Mary Lucy de Alvarenga, funcionária do setor de eventos do INPE, que os guiou na visita e mostrou as instalações do laboratório. Os alunos assistiram a uma palestra introdutória sobre a importância do trabalho do INPE, ministrada por Márcia Alvarenga, analista em Ciência e Tecnologia. Também assistiram a uma palestra sobre o monitoramento por satélite do desmatamento e das queimadas na Amazônia Legal, proferida pelo pesquisador Dr. Júlio César Lima d'Alge. Os palestrantes exibiram o vídeo do lançamento do satélite CBERS-4, produzido por meio de uma parceria entre Brasil e China. Os alunos conheceram a maquete do projeto de ampliação do prédio do LIT, cuja conclusão das obras está prevista para o ano de 2020.

visita_inpe_3visita_inpe_3

Na ocasião, o LIT realizava ensaios térmicos com o modelo do satélite Amazônia-1 - que será destinado ao monitoramento de recursos naturais. Os alunos tiveram a oportunidade de observar os pesquisadores trabalhando nos testes. O modelo do satélite estava dentro da enorme câmara vácuo-térmica do laboratório.

visita_inpe_4visita_inpe_4

"A visita técnica ao INPE foi muito interessante. Assistimos a uma palestra sobre a história do Instituto, onde foi explicado sobre o processo polêmico da mídia em relação à criação dele e também conhecemos alguns satélites e suas funções. Observamos o LIT, onde os satélites e equipamentos vindos de fábricas são testados antes de chegar no mercado. O lugar é muito grande e interessante. Tudo que ouvimos na visita ampliou o nosso conhecimento, ajudou no desempenho da disciplina de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, além de assuntos ditos nas outras disciplinas." disse Marileide Rayane de Macedo da Silva, aluna do segundo módulo do Curso Técnico em Meio Ambiente.

visita_inpe_5visita_inpe_5