Início > Antigas > Alunos do Curso de Aquicultura visitam ranário em São Sebastião

Alunos do Curso de Aquicultura visitam ranário em São Sebastião

Publicado: Segunda, 30 de Setembro de 2013, 12h48 | Última atualização em Segunda, 30 de Setembro de 2013, 12h48

A visita ao Ranário Rana Rei, localizado na Praia das Cigarras, no município de São Sebastião, ocorreu no dia 14 de setembro, como parte das atividades práticas da disciplina ‘Novas Oportunidades na Aquicultura’, do curso Técnico em Aquicultura, na modalidade a distância, do campus Caraguá e por sugestão da aluna Anelise Liduvino, que já conhecia o ranário.

Tanque com rãs adultasTanque com rãs adultas

Os alunos, acompanhados pela Profª Shirley Pacheco de Souza, foram recepcionados pelo Sr. Adilson Aparecido Bettio, ex-corretor de seguros e ranicultor há apenas cinco meses, que explicou como ocorrem todas as etapas da criação de rãs.

Como na grande maioria dos ranários, a espécie cultivada é exótica, a Rana catesbeiana, conhecida como rã-touro, originária da América do Norte. Esta espécie apresenta grandes vantagens em cultivos em relação às espécies nativas, especialmente a precocidade, velocidade de crescimento e facilidade de manejo.

Os alunos ficaram impressionados, pois a atividade ocorre em ambiente protegido (estufa agrícola com cobertura em filme plástico), com quatro andares de tanques para engorda. O criador adquire girinos e imagos (anfíbios em idade juvenil), e é especializado nas fases de metamorfose, pré engorda e engorda.

O sistema apresenta alta produtividade por área, alta demanda por mão de obra e, especialmente, dedicação do criador. “É uma boa alternativa de renda, especialmente para pequenas áreas, mas sua implantação deve ser precedida de criterioso planejamento”, relata o ranicultor, Adilson Bettio.

Por: Silvio Saito (aluno de Aquicultura)

Alunos de Aquicultura em visita ao ranário Rana Rei, em São SebastiãoAlunos de Aquicultura em visita ao ranário Rana Rei, em São Sebastião