Início > Antigas > Alunos de Matemática na E.E. Avelino Ferreira

Alunos de Matemática na E.E. Avelino Ferreira

Publicado: Sexta, 31 de Outubro de 2014, 17h33 | Última atualização em Sexta, 31 de Outubro de 2014, 17h33

No dia 23 de outubro de 2014, no período vespertino, diversos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – campus Caraguatatuba estiveram presentes na Escola Estadual Avelino Ferreira, situada no mesmo município, realizando atividades educacionais de extensão envolvendo experimentos científicos e jogos matemáticos.

Estudantes de Matemática junto com o professor Francisco LeitãoEstudantes de Matemática junto com o professor Francisco Leitão

As atividades foram organizadas pelo Prof. Ricardo Roberto Plaza Teixeira do IFSP – campus Caraguatatuba juntamente com o Prof. Francisco Leitão de Oliveira Neto, da Escola Avelino. Esta ação faz parte do leque amplo de atividades realizadas pelo projeto de extensão “Educação ambiental e educação científica para alunos de escolas públicas do litoral norte de São Paulo”, coordenado pelo Prof. Ricardo Plaza.

Professores Ricardo Plaza (à esquerda) e Francisco Leitão (à direita)Professores Ricardo Plaza (à esquerda) e Francisco Leitão (à direita)

Entre os estudantes do curso de Licenciatura em Matemática que apresentaram as atividades científicas e educacionais, estiveram presentes bolsistas extensionistas, bolsistas de projetos de pesquisa de iniciação científica e bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), que é um programa de cooperação educacional financiado pelo governo federal por meio da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e desenvolvido pelo IFSP – campus Caraguatatuba em colaboração com quatro escolas públicas do município, incluindo a própria Escola Estadual Avelino Ferreira.

Os alunos das seis turmas de primeiro ano de ensino médio da escola Avelino assistiram a apresentação audiovisual “O cosmos e a gravidade 2.0 – Buracos Negros Supermassivos” realizada por João Pereira Neto, estudante do segundo semestre do curso de Licenciatura em Matemática.

foto-licenciandos-vinicius-e-erica-organizaram-atividades-com-jogos-matematicosfoto-licenciandos-vinicius-e-erica-organizaram-atividades-com-jogos-matematicos

Durante a tarde, os alunos do ensino médio da escola Avelino realizaram diversas atividades com jogos matemáticos, geométricos e lógicos, bem como com experimentos científicos de diferentes áreas da física. Uma das atividades que atraiu mais alunos foi o torneio de xadrez, que foi organizado pela estudante de Matemática do IFSP Adriana de Andrade.

Alunos da Escola Avelino jogando xadrezAlunos da Escola Avelino jogando xadrez

As atividades tiveram o apoio decisivo da diretora da Escola Estadual Avelino Ferreira, a Profª. Silvia Regina Sgarbi, bem como dos coordenadores do programa PIBID no IFSP – campus Caraguatatuba, o Prof. Luis Américo Monteiro Junior e Profª. Jaqueline Lopes. Os professores da escola Avelino também apoiaram a realização das atividades que transcorreram ao longo de todo o período da tarde. Enio Furtado, professor de química da Escola Avelino, disse que “atividades educacionais científicas como essas são fundamentais para incentivar a aprendizagem de conteúdos científicos”.