Alunos de Matemática e ADS apresentam trabalhos no 5º CINTEC em São João da Boa Vista

Publicado: Terça, 30 de Setembro de 2014, 14h49 | Última atualização em Terça, 30 de Setembro de 2014, 14h49

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Campus São João da Boa Vista foi sede do 5º CINTEC – Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica entre os dias 24 e 25 setembro de 2014.

O Campus Caraguatatuba esteve representado pelos alunos Brenno Poyares Torrents de Goes Telles, Débora Fernandes de Oliveira Reis, Gabriel Ramos Maia, Glauce de Oliveira Santos Silva, Luciene dos Santos Silva, Marcio Oliveira de Morais Junior, Mirian Morais de Oliveira e Paola Ausnery de Souza Cubillos da Licenciatura em Matemática e Victor Ulisses Pugliese do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS).

Alunos do IFSP-Caragutatuba acompanhados pelos Prof. Luis no 5º CINTECAlunos do IFSP-Caragutatuba acompanhados pelos Prof. Luis no 5º CINTEC

O evento teve como objetivo divulgar os resultados de projetos de pesquisas que vem sendo desenvolvidos pelos estudantes bolsistas ou não do IFSP (bolsas institucionais), PIBIC, PIBIC-EM e PIBITI (CNPq) e reuniu alunos de diversos Campi do IFSP, de Institutos Federais de outros estados, de outras Universidade Públicas (Unicamp, Unesp, UFU, USP) e de Instituições particulares.

Apresentação das alunas Mirian e GlauceApresentação das alunas Mirian e Glauce

As várias palestras, mini-cursos e a vitrine de inovações tecnológicas eram intercaladas por apresentações de painéis, tornando o ambiente rico para a troca de experiências entre os seus trezentos participantes, aproximadamente.

Apresentação do Aluno MárcioApresentação do Aluno Márcio

Os alunos do IFSP-Caraguatatuba apresentaram dez trabalhos nas seções de comunicação oral: “Análise da viabilidade técnica e econômica do uso de água de chuva no Litoral Norte Paulista a partir de um protótipo de um SAAP no IFSP em Caraguatatuba” de autoria do aluno Brenno Poyares Torrents de Goes Telles sob orientação do Prof. Dr. Pedro Augusto Pinheiro Fantinatti , “Análise de Dados da Temperatura do Solo e do Ar em Diferentes Sítios de Monitoramento na Península Keller, Ilha Rei George, Antártica” de autoria do aluno Gabriel Ramos Maia sob orientação da Profª. Dra. Samara Salemene, “Geometria dos Números Ímpares” do aluno Gabriel Ramos Maia sob orientação dos Professores Me. Renilson Adriano da Silva e Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, “A Compreensão em Leitura e sua Influência na Resolução de Exercícios/Problemas de Matemática” das alunas Glauce de Oliveira Santos Silva e Mirian Morais de Oliveira sob orientação da Profa. Ma. Jaqueline Lopes, “Educação Financeira: Analisando o Conhecimento dos Alunos do Primeiro Ano do Ensino Médio” da aluna Luciene dos Santos Silva sob orientação do Prof. Me. Luis Américo Monteiro Junior, “Alimentos Versus População Mundial: Existe um Limite para a Terra?” do aluno Marcio Oliveira de Morais Junior sob orientação do Prof. Me. Márcio André Traesel, “Uma Visão Sonora da Matemática” da aluna Paola Ausnery de Souza Cubillos sob orientação do Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, “Reabilitação de Pessoas com Deficiência Visual Através da Prática Esportiva” do aluno Victor Ulisses Pugliese sob orientação dos Professores Dr. Ederson Rafael Wagner e Dr. Mário Tadashi Shimanuki, “Metodologias de Ensino para a Melhoria do Aprendizado” do aluno Victor Ulisses Pugliese sob orientação do Prof. Me. Eduardo Noboru Sasaki e “Plataforma para Localização, Identificação e Prova de Violação (PLIV)” dos alunos Felipe de S. Furlanetti e Victor Ulisses Pugliese sob orientação do Prof. Dr. Mário Tadashi Shimanuki.

Apresentação do aluno Brenno acompanhado pelo Prof. Dr. PedroApresentação do aluno Brenno acompanhado pelo Prof. Dr. Pedro

Os alunos do IFSP-Campus Caraguatatuba tiveram a oportunidade de assistir várias apresentações e palestras. Na opinião da aluna Glauce participar de um evento grandioso como o 5º CINTEC foi, sem dúvida, uma experiência muito positiva, aumenta a auto-estima do aluno e serve de incentivo para prosseguir em seus estudos. O 6º CINTEC, em 2015, vai ocorrer em Itapetininga – SP. Esperamos contar com mais trabalhos do Instituto Federal Campus de Caraguatatuba.

Apresentação da aluna LucieneApresentação da aluna Luciene

Apresentação do aluno GabrielApresentação do aluno Gabriel