Alunos da Matemática assistem defesa de mestrado na USP

Publicado: Quarta, 27 de Agosto de 2014, 17h15 | Última atualização em Quarta, 27 de Agosto de 2014, 17h15

No dia 25 de agosto de 2014, quatro alunos do curso de Licenciatura em Matemática do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) assistiram à defesa da dissertação de mestrado de Pedro Vinícius Guillaumon no Instituto de Física da USP, na cidade universitária do campus de São Paulo.

A dissertação intitulada “Busca de Oligoelementos em Rochas Vulcânicas” foi orientada pelo Prof. Dr. Iuda Dawid Goldman vel Lejbman do Instituto de Física da USP e teve como membros da sua banca julgadora o Prof. Dr. Otaviano Augusto Marcondes Helene (do Instituto de Física da USP) e o Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (do IFSP-Caraguatatuba).

Professores da banca Otaviano Ricardo e Iuda, e Pedro Vinicius Guillaumon após obter o título de mestreProfessores da banca Otaviano Ricardo e Iuda, e Pedro Vinicius Guillaumon após obter o título de mestre

A dissertação envolveu pesquisas na área da Física Nuclear e foi aprovada após a arguição, conferindo o título de Mestre a Pedro Vinícius Guillaumon. Pedro, em sua dissertação, investigou medidas de espectroscopia gama em dezessete rochas vulcânicas irradiadas com neutros térmicos, na Universidade da Califórnia. As rochas foram coletadas em diferentes pontos do planeta (Islândia, Kilimanjaro, Ruanda, Uganda, Monte Etna, Índia, Havaí e Equador) e nelas foi determinada a presença de 33 elementos químicos. Em seu trabalho Pedro procurou testar também uma hipótese alternativa para a causa da extinção dos dinossauros que ocorreu há cerca de 65 milhões de anos. A hipótese mais aceita hoje é que esta extinção ocorreu devido à colisão de um grande asteroide com a Terra. A hipótese alternativa de que isto teria ocorrido devido a uma intensa atividade vulcânica, não foi corroborada pelas medidas sobre a abundância do elemento Irídio em rochas vulcânicas que foram feitas neste trabalho. A dissertação procurou também investigar outras questões como a origem das ilhas e dos vulcões do Havaí e a abundância de Tório e de Urânio no interior da Terra.

Os alunos do IFSP-Caraguatatuba presentes, conheceram um pouco mais sobre diferentes aspectos de uma dissertação de mestrado, sobre a pesquisa acadêmica em física nuclear e em química nuclear e sobre o modo como a matemática e a estatística é fundamental para a fundamentação de uma investigação nestas áreas do conhecimento. Neste dia, eles estavam acompanhando o professor Ricardo que fez parte da banca julgadora da dissertação de mestrado.

Alunos Marcio, Julio, Thiago e João em frente ao IME-USPAlunos Marcio, Julio, Thiago e João em frente ao IME-USP

Os alunos da Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba puderam também conhecer algumas unidades da USP, como o Instituto de Física (IF-USP), o Instituto de Matemática e Estatística (IME-USP) e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP).

Alunos João, Marcio, Julio e Thiago em sala do IME-USPAlunos João, Marcio, Julio e Thiago em sala do IME-USP

Todos os quatro alunos do IFSP-Caraguatatuba presentes na defesa da dissertação de mestrado (Thiago, Julio, Marcio e João), estão ou estiveram desenvolvendo atividades de pesquisa e ensino, em nível de graduação, com bolsas financiadas pelo governo federal e com diferentes orientadores. O aluno Thiago Santos da Silva tem atualmente bolsa de iniciação à docência – PIBID (CAPES), com ênfase na área da educação matemática; este programa é coordenado no IFSP-Caraguatatuba pelo Prof. Me. Luis Américo Monteiro Junior e pela Profa. Ma. Jaqueline Lopes. O aluno Julio Manoel de Campos Souza foi bolsista de iniciação científica com bolsa fornecida pelo CNPq (PIBITI), quando estudou os conhecimentos empíricos, científicos e matemáticos dos redeiros que elaboram as redes de pesca; seu trabalho de pesquisa ocorreu sob a orientação da Profa. Dra. Janice Peixer. O aluno Marcio Oliveira de Morais Junior está concluindo atualmente o seu trabalho de pesquisa de iniciação científica em matemática pura e aplicada, com bolsa Jovens Talentos para a Ciência (CAPES); esta pesquisa ocorreu sob a orientação do Prof. Me. Márcio André Traesel. O aluno João Pereira Neto tem uma bolsa de iniciação científica fornecida pelo CNPq (PIBIC) e investiga a maneira como a história da ciência pode colaborar com processos de educação científica; seu trabalho de pesquisa é orientado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

Texto escrito com a colaboração do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira