Alunos da Licenciatura em Matemática assistem defesa de doutorado na UNICAMP

Publicado: Domingo, 24 de Agosto de 2014, 22h42 | Última atualização em Domingo, 24 de Agosto de 2014, 22h42

Alunos do curso de Licenciatura em Matemática do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) assistiram a defesa de tese de doutorado de Guilherme Santinho Jacobik na Faculdade de Educação da UNICAMP, no dia 22 de agosto de 2014.

A tese intitulada “Crianças e suas práticas socioculturais matemáticas: entre contextos escolares e extraescolares” foi orientada pelo Prof. Dr. Antonio Miguel da própria UNICAMP e contou na sua banca julgadora também com os seguintes membros: Prof. Dr. Vinício de Macedo Santos (USP), Prof. Dr. Guilherme do Val Toledo Prado (UNICAMP), Profa. Dra. Denise Silva Vilela (UFSCAR) e Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba).

A tese, que abordou temas da área da educação matemática, foi aprovada após a arguição, conferindo o título de Doutor a Guilherme Santinho Jacobik que é professor de instituições educacionais paulistanas, como o Instituto Singularidades e o Colégio Santa Cruz. Guilherme, em sua tese, procurou investigar as relações existentes entre práticas matemáticas escolares e atividades extraescolares das crianças, tais como o uso de pequenas quantias de dinheiro e a capacidade de fazer troco, o envolvimento com jogos e brincadeiras e o hábito dos pais ou responsáveis se envolverem com as lições de casa trazidas pelas crianças.

Professores Vinício, Denise, Guilherme Prado, Antonio, Guilherme Jacobik e RicardoProfessores Vinício, Denise, Guilherme Prado, Antonio, Guilherme Jacobik e Ricardo

Os alunos do IFSP-Caraguatatuba presentes, conheceram um pouco mais sobre diferentes aspectos de uma tese de doutorado, sobre o processo de pesquisa acadêmica e sobre algumas questões importantes da área da educação matemática. Eles acompanharam o professor Ricardo que fez parte da banca julgadora.

Alunos na UNICAMP na esquina das ruas Charles Darwin e Sérgio Buarque de HolandaAlunos na UNICAMP na esquina das ruas Charles Darwin e Sérgio Buarque de Holanda

Além disso, os alunos puderam também conhecer um pouco da UNICAMP: visitaram o Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica, o Instituto de Física Gleb Wataghin e a Biblioteca Central Cesar Lattes, além da própria Faculdade de Educação.

Todos os quatro alunos do IFSP-Caraguatatuba presentes (Gilberto, João, Adriana e Isabella), estão atualmente desenvolvendo atividades de pesquisa, ensino e extensão, em nível de graduação, com bolsas financiadas pelo governo federal. O aluno Gilberto Ribeiro Rafael tem bolsa de iniciação à docência – PIBID (CAPES) e está escrevendo seu TCC com uma ênfase grande na importância da experimentação na educação científica. O aluno João Pereira Neto tem uma bolsa de iniciação científica PIBIC (CNPq), pesquisando a respeito do papel da história da ciência na educação científica. A aluna Adriana de Andrade recebe uma bolsa de extensão do IFSP-Caraguatatuba, realizando pesquisa sobre experimentos relacionados ao conceito de energia e seus impactos em atividades de sala de aula. Finalmente, a aluna Isabella Noima Alves também recebe uma bolsa de iniciação à docência – PIBID (CAPES) e investiga questões relacionadas à inclusão na área da educação matemática.

Texto escrito com a colaboração do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira